EPRAMI – Uma escola identificada com a sua região
Alternativa de Formação
Impulsionada pelas instituições que estão na sua origem, a EPRAMI-Escola Profissional do Alto Minho Interior, representa um forte investimento das forças vivas da região no desenvolvimento do ensino profissional.
A EPRAMI aposta na inversão de factores concelhios negativos tais como o abandono escolar, o insucesso e o êxodo dos jovens, características que teimam em manter-se como elementos identificativos da interioridade.
Propõe-se proporcionar alternativas de formação à população jovem, diversificando a qualificação dos recursos humanos existentes na região e preparando-os para as novas realidades sociais, económicas e empresariais da região.
História
A EPRAMI começou a funcionar no ano lectivo de 1993/94, com três cursos nos concelhos de Melgaço, Paredes de Coura e Arcos de Valdevez, com o objectivo de colmatar a falta de quadros intermédios na região.
Ao longo da década de 90, a EPRAMI cresceu e desenvolveu-se, vencendo a aposta no desenvolvimento local, através da formação e renovação de recursos humanos.
Em 1999, foi constituída a ADEMINHO, a entidade proprietária da Escola Profissional do Alto Minho Interior, actualmente sedeada em Paredes de Coura e com delegações nos concelhos de Monção e Melgaço.
Missão
A EPRAMI tem como missão formar técnicos intermédios, privilegiando o “saber”, o “saber fazer” e o “ saber ser” e visando, pela natureza das Escolas Profissionais, a preparação para a inserção na vida activa assim como para o prosseguimento de estudos.
Compete à Escola proporcionar as condições que possibilitem aos jovens que a frequentam, a aquisição de conhecimentos, as competências e o desenvolvimento de capacidades e atitudes fundamentais, estruturantes e de natureza instrumental. Tal permitir-lhes-á prosseguir os seus percursos profissionais, académicos e pessoais, numa perspectiva de educação e de formação ao longo da vida, assumindo-se como cidadãos de pleno direito, críticos e intervenientes, numa sociedade democrática, moderna e desenvolvida.
Embora sejam os cursos profissionais o objecto das Escolas Profissionais, a EPRAMI assume, também, como missão, contribuir para a formação contínua de activos e reforçar as articulações entre a educação escolar e a formação profissional.
Visão
A EPRAMI, consciente que o ensino profissional ocupa um papel determinante na construção do futuro do indivíduo e da sociedade, ambiciona responder às necessidades educativas e formativas, às expectativas dos jovens e das suas famílias e às necessidades e exigências da região pela:
• Fixação da população jovem na área de influência da escola;
• Formação de quadros intermédios necessários ao desenvolvimento local;
• Diminuição das taxas de abandono e insucesso escolar;
• Revitalização do tecido social à luz da igualdade de oportunidades;
• Optimização dos recursos endógenos.
Infra-Estruturas e Equipamentos
Uma escola de qualidade exige infra-estruturas modernas e adequadas ao exercício da formação.
Paredes de Coura dispõe de laboratórios de electrónica, instalações eléctricas, automação e robótica, físico-química, oficina de electrónica para desenvolvimento de projectos de aptidão profissional (PAP’S), 4 salas específicas de informática, sala de alunos, rádio interna, centro de recursos – biblioteca e ludoteca, bar e cantina, salas de expressão plástica e dramática, sala de reuniões, sala de arquivo, aquecimento central e outras instalações de apoio administrativo e logístico.
Na delegação de Melgaço, os formandos contam com duas salas específicas de informática, um laboratório de físico-química, um de microbiologia, um laboratório de prótese dentária, uma sala de expressões, uma biblioteca/centro de recursos, cantina, espaço de convívio, aquecimento central e outras divisões de apoio administrativo e logístico.
Na delegação de Monção, as novas instalações da EPRAMI incluem espaços administrativos, salas de professores e funcionários, mediateca, reprografia, laboratório de físico-química, cozinha, cantina, sala de alunos, oficinas e laboratórios de mecânica e electricidade, salas de informática, salas de aula e um anfiteatro.